“Os exercícios físicos mais extenuantes têm mais influência negativa no sistema imunológico, mas os exercícios moderados, como o Tai Chi (arte marcial chinesa) podem ter um efeito contrário.
Estudos realizados separadamente em Taiwan e na Austrália, durante 12 semanas, com diabéticos tipo 2 e pessoas saudáveis, revelaram que a prática desse exercício permitiu diminuir os índices de açúcar no sangue e melhorar o sistema imunológico.
Durante o estudo, os participantes aprenderam 37 movimentos de Tai Chi com um especialista e fizeram três sessões de uma hora por semana. Os resultados foram positivos e animadores.
Os cientistas de Taiwan defendem que a prática de Tai Chi melhora a forma como o corpo digere o açúcar e poderá também ter um efeito benéfico no sistema imunológico, que entra em actividade excessiva quando há elevados níveis de açúcar no sangue.
Mas defendem ainda uma outra hipótese: a de que o exercício físico simplesmente melhora o sistema imunológico ao aumentar o condicionamento físico, produzido uma sensação de bem - estar.
Na Austrália os participantes diminuíram os níveis de açúcar e também perderam peso, além de terem melhorado o sono, terem mais energia e menos dores.
Os investigadores dizem que o Tai Chi talvez ajude a reduzir os níveis de stress, evitando a libertação de adrenalina, que pode produzir resistência à insulina e altos índices de glicose.”
Revista Saúde
IMS
terça-feira, 6 de maio de 2008
TAI CHI AJUDA A CONTROLAR A DOENÇA
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário