terça-feira, 29 de abril de 2008

VERDADE OU MENTIRA (2º.parte)

Os plásticos e neoprenes ajudam a emagrecer?

Este é um dos erros mais comuns. É importante saber que nem os plásticos nem os neoprenes reduzem a gordura.
A queima de gordura é um processo metabólico interno que não está relacionado com o aquecimento provocado por factores externos.
O que estes acessórios causam é o aumento de temperatura em zonas específicas do corpo, originando uma maior transpiração e a perda de água e sais minerais.


A electroestimulação “queima a gordura?

Mais um mito recorrente. A electroestimulação não é mais que uma corrente eléctrica que estimula as fibras musculares e, consequentemente, contrai os músculos. Pode ser usado como um bom complemento de treino, pois ajuda a tonificar os músculos, mas não é aconselhável se o objectivo é perder gordura.


O treino de força não queima gordura?

Por muitas repetições que se faça na máquina de glúteos, a verdade é que não irá perder a gordura localizada nessa área do corpo. O treino de força não queima gordura directamente ao invés do treino cardiovascular (aeróbio).
O que o treino de força permite é a tonificação de corpo e o aumento do metabolismo basal, o que faz com que gaste mais calorias mesmo quando não está a treinar, reduzindo a massa gorda.


Fazer abdominais elimina gordura?

Não vale a pena fazer 500 abdominais por semana, pois a gordura abdominal não vai desaparecer como por magia. Ao fazer abdominais exercita os músculos do abdómen, recto abdominal, oblíquos, transversais, entre outro, mas ao exercitar qualquer destes músculos está apenas a tonificar e a aumentar a força e resistência muscular. Por isso já sabe: para perder a gordura da zona abdominal tem de realizar trabalho cardiovascular, juntamente com exercícios abdominais.

Sem dúvida que este é o componente mais importante, e saudável, para conseguir uma cintura delineada e sem reservas de gordura. A gordura só se perde gastando muitas calorias, já que os ácidos gordos são moléculas com um elevado energético, logo, o importante é queimar calorias.

O maior problema da acumulação de gordura na barriga está quase sempre ligado a um excesso de calórico na alimentação. As calorias ingeridas, quando não são gastas, armazenam-se em forma de gordura na cintura.

No entanto, mais propriamente nas mulheres, a gordura que se acumula noutras zonas pode estar relacionada com critérios hormonais.

Na menopausa, as mulheres produzem uma acumulação de gordura na zona abdominal.

Como esta gordura aumenta o risco cardiovascular é bastante importante realizar exercícios cardiovasculares.


IMS

Sem comentários: